Postado em 05 de Junho de 2017

loja virtual

Como criar uma loja virtual de sucesso?

Neste artigo falaremos sobre lojas virtuais, daremos dicas valiosas para quem quer empreender nessa área, passaremos os principais passos a serem seguidos para se criar uma loja virtual de sucesso e mostraremos que qualquer um pode abrir um negócio online e ganhar dinheiro vendendo produtos na internet.


Primeiramente vamos esclarecer sobre a origem de tudo falando sobre e-commerce (eletronic commerce) e entender o que ele tem a ver com o nosso tema. O e-commerce originou-se nos anos 70 e pode ser traduzido para o português como comércio eletrônico. Trata-se de uma modalidade de comércio realizado por meio de plataformas eletrônicas e um exemplo destas plataformas são as lojas virtuais.

O número de compras realizadas em lojas virtuais vem crescendo significativamente nos últimos tempos, isso graças à popularização da internet, a modernização dos sistemas computacionais e ao aumento da confiabilidade das pessoas nas transações em ambientes virtuais.

E sabe o que tudo isso significa?

Significa que este é um excelente cenário para você ganhar dinheiro na internet com a sua própria loja virtual.

Então, vamos por partes. Primeiramente vamos mostras as vantagens de uma loja virtual, tanto para o proprietário quanto para o cliente e você vai entender porque esta é uma excelente oportunidade de negócio.

Vantagens de uma loja virtual para o proprietário

- O custo para se abrir uma loja virtual é muito baixo se comparado com o de uma loja física.

- O custo de operação é também muito inferior, pois dispensa uma série de recursos indispensáveis em uma loja física, como, por exemplo: vendedores, caixas, seguranças e uma série de outros profissionais. Há lojas virtuais que não possuem nem mesmo estoques, graças a uma técnica conhecida como Dropping Shipping, que é a técnica em que o revendedor solicita o envio do produto direto do fornecedor para o cliente, reduzindo custos com manutenção de estoques e postagens de produtos.

Vantagens de uma loja virtual para o cliente

- O preço do produto é o maior atrativo para o cliente, pois, devido à redução de custos de uma loja virtual comparado a uma loja física, boa parte desta economia é transferida para o preço do produto, fazendo com que ele se torne muito mais barato que os de uma loja física.

- A comodidade é outro atrativo para o cliente, pois nada melhor do que poder comprar seus produtos sem precisar se deslocar até a loja.

- A velocidade em que o cliente pode pesquisar um produto em várias lojas virtuais é outro atrativo. Com uma rápida busca na internet ele consegue fazer um levantamento detalhado sobre um determinado item nas principais lojas do ramo.

O que vender numa loja virtual?

Quando se pensa em abrir uma loja virtual a primeira dúvida que se tem é sobre o que vender. Escolher um bom nicho de mercado para explorar em uma loja virtual é um fator decisivo para o sucesso do negócio, pois, nenhum produto é igual ao outro. Há produtos que vendem mais do que outros, há produtos que dificilmente são vendidos, há os que são muito baratos, há também os que são muito caros, há aqueles que dão defeitos, que são perecíveis, e aí vai. São muitos fatores que o empreendedor deve levar em consideração para chegar no produto que deve escolher.

A dica para saber se um produto é muito procurado pelos clientes é utilizar o “Planejador de Palavras Chaves” do Google, com ele você poderá saber, em média, quantas pessoas na sua região de atuação estão buscando por um determinado produto e comparar com outros.

Feito o passo anterior, você deve fazer uma pesquisa no internet para saber quais os seus principais concorrentes para o produto escolhido. Deve tentar identificar, além da quantidade de concorrentes e dos preços praticados por eles, o volume de vendas que eles fizeram nos últimos tempos. Essas informações podem ser levantadas facilmente em plataformas como o Mercado Livre. Lá é um excelente cenário para você estudar os produtos e encontrar o seu nicho de mercado.

Qual a plataforma escolher para criar uma loja virtual?

Existem diversas plataformas online que disponibilizam a você, com poucos cliques, uma loja virtual completa. Há plataformas que cobram um valor mensal fixo para manter a sua loja online, há outras que cobram uma taxa por cada venda realizada no site e outras que cobram um percentual de cada venda. Tudo que você tem a fazer é identificar qual é o modelo mais indicado para seu negócio.

Logo no final deste artigo mostraremos uma lista com as principais plataformas de e-commerce existentes no mercado e as características de cada uma dela.

Encontrando um bom fornecedor de produtos

Outro quesito fundamental para o sucesso de um negócio online é o fornecedor. Ele deve ser bom o suficiente para suprir as suas necessidades em tempo hábil com produtos de qualidade e a preços competitivos. O fator qualidade e preço devem estar muito bem equilibrados para que você consiga atrair os seus clientes, e esse equilíbrio começa no seu fornecedor.

A principal estratégia que os empreendedores virtuais têm utilizado para conseguir produtos de qualidades a preços acessíveis é a importação. Saber importar produtos vai te trazer uma vantagem competitiva muito grande frente aos demais concorrentes. Hoje em dia existem diversas plataformas de importações de produtos disponíveis, como o Ebay e o AliExpress. Mas o ideal é que, antes de começar, para não cometer erros, você se especialize nesse assunto. Você deve aprender como importar produtos para e-commerce.

Marketing para e-commerce, você precisa divulgar a sua loja virtual

Assim como em qualquer outro ramo, o marketing é essencial para o sucesso da sua loja virtual. É hora de mostrar o seu trabalho para o mercado e nada mais indicado para isso que o Marketing Digital, que são ações de comunicação tomadas pelas empresas por meios da internet para atrair os seus clientes.

Dentre os recursos de Marketing Digitais existentes no mercado, os mais eficazes para divulgação de uma loja virtual é o Facebook ADS, que são os anúncios apresentados na plataforma do Facebook para os usuários que estão navegando no sistema, e o Google AdWords, que são anúncios apresentados nas pesquisas do Google.

Principais plataformas para criação de uma loja virtual


- Accurate Software

Fornece uma plataforma de e-commerce flexível, ágil, adaptável a cada tipo de negócio, seja para uma implantação rápida, ou para um projeto especializado, solução ideal para lojas novas ou para melhorar o nível de serviço de lojas já presentes.

- Adena

Ideal para criação de lojas virtuais de forma rápida e Customizável. Permite a iniciação do seu e-commerce com baixo custo, o que é ideal para empresas que estão iniciando no mercado.

- ArquiMidia

Oferece uma plataforma de e-commerce completa e customizável. Dentre as funcionalidades disponíveis destacam-se: Gerenciamento de Produtos, Gerenciamento de Estoque, integração com vários meios de pagamentos, cálculo de frete online e muito mais.

- Betalabs

Uma plataforma de e-commerce completa com opção de vendas em atacado, varejo, assinaturas, produtos customizados e outros. Solução totalmente flexível e aderente para todos os tamanhos de negócios.